10 alimentos do bem para ingerir sem culpa no inverno



Mesmo que a época seja de se esconder dentro de muitos casacos, não se pode deixar a saúde e o bem estar de lado, então, "bora" saber o que se pode comer sem culpa de engordar ou de exagerar nas calorias... 


Foto: Stock Photos
A pedido do blog Barra de Cereal, a nutricionista Gisele Silveira, preparou uma lista com 10 alimentos do "bem" que podem ser consumidos no inverno sem culpa. Esses alimentos, além da função de nutrição, fornecem outros benefícios à saúde.

Ricardo Wolffenbüttel, Agência RBS
1 - Azeite de oliva - O óleo extraído das olivas é rico em gorduras monoinsaturadas e polifenois, que são imbatíveis contra a síndrome metabólica. Incrementar a dieta com este ingrediente é, portanto, uma deliciosa maneira de ter mais saúde, principalmente cardíaca.


Foto: Divulgação
2 - Aveia - Auxilia o sistema imunológico a se manter ativo, algo importantíssimo durante a estação mais fria do ano. Ë também rica em fibras solúveis, do tipo que "limpam" as artérias do corpo e ajudam a reduzir taxas do colesterol ruim (LDL). Pode ser classificada como um verdadeiro coquetel mineral por conter cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, selênio e zinco. O farelo de aveia é a forma mais nutritiva de ingerir o alimento, que pode ser adicionado a frutas, iogurtes e vitaminas, além de preparações salgadas, como sopas e saladas.
3 - Canela - Tem ação estimulante, termogênica e antidiarreica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doce. Uma ótima opção em dias frios é aquecer frutas com canela.


Foto: Divulgação
4 -Pimenta vermelha - Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Foto: Divulgação
5 - Gengibre - Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas: cru, em lascas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas.

Foto: Bete Duarte
6 - Batata-doce - Por ter um baixo índice glicêmico, ela pode entrar na alimentação sem causar prejuízo na balança. A batata doce se presta muito bem para substituir carboidratos simples , como pães e bolos, que são tão solicitados no inverno.

Foto: stock.xchng
7 - Ovo - É um alimento rico em vitamina E, essencial para melhor absorção das vitaminas A e D. Auxilia na proteção das membranas das células contra substâncias tóxicas que podem causar danos às estruturas das células e, dessa forma, desencadear doenças. Além disso, também possui aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos. Pode ser usado cozido, mexido, ou na forma de omelete, fornecendo saciedade e proporcionando uma refeição rica em proteínas.


Foto: Isabella Fernandes
8 - Chocolate amargo - Pesquisas apontam que os flavonoides do cacau trazem benefícios à circulação sanguínea no cérebro. Além disso, a epicatequina, uma substância encontrada no cacau e, por extensão, no chocolate amargo , pode, juntamente com exercícios físicos, estimular a memória. O uso de cacau em pó sobre as frutas aquecidas dá um toque especial em um simples lanchinho da tarde.

Foto: Júlio Cordeiro
9 - Nozes - A noz apresenta alta concentração de substâncias benéficas para pele e cabelos. Rica em cobre, elemento que compõe a estrutura do cabelo e unhas. Outra substância importante é a L-arginina, que faz com que os vasos relaxem, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo varizes. Também tem ômega-3 e selênio.


Foto: Divulgação
10 - Vinho tinto - Os estudos em relação ao vinho tinto e a saúde humana são consensuais. O resveratrol, substância presente no vinho tinto, traz benefícios na prevenção de doenças cardíacas e dislipidemias. É claro que a moderação deve ser lembrada sempre. Um cálice de vinho tinto para mulheres e até dois para homens já traz a dose recomendada de resveratrol.
Dica da nutri
Experimente novos sabores, não caia na monotonia alimentar. Ofereça ao seu corpo não apenas alimentos, mas também nutrientes!


E esta matéria pra lá de estimulante veio DAQUI e a autoria é de Aline Mendes. Corre conferir que tem mais de onde esta veio! Heheheee

Comentários

Postagens mais visitadas