Benefícios dos Carboidratos e Como Incluí-lo Corretamente na Dieta


Não resistimos e compartilhamos alguns trechinhos da matéria do Clic RBS sobre saúde. Ótima explicação.
(a matéria completa você lê aqui).



Conheça os benefícios do carboidrato e saiba como incluí-lo corretamente na dieta



A pedido do blog, a nutricionista Gisele Silveira tira todas as nossas dúvidas sobre o carboidrato.
BENEFÍCIOS DO CARBOIDRATO
- É responsável por nos dar energia para atividades cotidianas como ler, andar, correr e trabalhar.
- Desempenha diversas funções, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar.
- Com a diminuição de carboidratos na dieta, o organismo passa a usar as proteínas para produzir energia, causando possível perda da massa muscular. A ingestão correta de carboidrato previne o uso da proteína muscular.
- O adequado aporte de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante aprática de exercício, enquanto uma inadequada ingestão pode causar cansaço e fadiga.
ÍNDICE GLICÊMICO
Classificamos os carboidratos avaliando quanto tempo o alimento que comemos serádigerido, absorvido e vai estar disponível na circulação sanguínea na forma de glicose, pronto para ser utilizado pelas nossas células. Chamamos isso de índice glicêmico (IG). Quanto mais alto o IG mais rápido é o tempo de digestão e absorção e vice-versa.
IMPORTÂNCIA DO ÍNDICE GLICÊMICOAlimentos com IG alto fazem o corpo produzir quantidades enormes de insulina, responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células onde são transformadas em energia. A insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, porque o excedente de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol. Isto faz com que a pessoa engorde e o pior, que a mesma sacrifique o pâncreas a produzir insulina em altas doses e, no decorrer da vida, perder a capacidade dessa produção, causando o diabetes.

Foto: Luís Fernando Belmonte

CARBOIDRATOS  DO BEM
É recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50% do seu total calórico em carboidrato. Para quem pratica atividade física. a quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos.
Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas e legumes são excelentes fontes de carboidrato. Vale lembrar que, além do carboidrato, esses alimentos também fornecem para o nosso organismo outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A.Lembrando que, de preferência, arroz, pães e bolachas devem ser consumidos em sua versão integral, fornecendo, assim, um aporte maior de fibras a nossa alimentação, o que gera maior saciedade e, consequentemente, uma menor ingestão do alimento.


ESSES ALIMENTOS TÊM ÍNDICE GLICÊMICO BAIXO?

Quanto mais fibras tiver o alimento ou mais complexo for o carboidrato, mais baixo será seu índice glicêmico. Alimentos com baixo índice glicêmico são melhores quando se pensa em controlar o apetite, pois quanto mais lentamente o açúcar do alimento for digerido e absorvido, mais tempo ele permanece no sangue e maior é o período de saciedade que aquele alimento proporciona.

Foto: Divulgação

 IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO INTEGRAL

O fato de ser integral e não refinado dá ao carboidrato muito mais nutrientes, além da capacidade de maior saciedade.
ÍNDICE GLICÊMICO (IG) EM NÚMEROS
IG menor ou igual a 55: baixo
IG maior que 56 e menor que 70: moderado
IG maior que 70: alto




E para nossa alegria, segue uma receitinha ótima com aveia (a amiga do coração).


Vitamina de aveia
(Serve como café da manhã ou lanche)
Ingredientes
2 colheres de sobremesa de aveia
1/2 xícara de leite de arroz
1 maçã ou 1 pêra ou ½ banana ou ½ mamão picado ou amassado
3 nozes ou castanhas
1 iogurte light
Modo de preparo
Misture a aveia com o leite e deixe descansar por 1 hora ou coloque no micro-ondas por 1 minuto (ajuda a aveia a soltar seu amido). Misture o resto dos ingredientes e coloque adoçante stevia se desejar.
Observação: o fato de incorporarmos gorduras boas através das nozes e das castanhas, acabamos reduzindo o índice glicêmico da receita em que utilizamos a aveia, que possui um IG alto. As fibras das frutas também geram redução do índice glicêmico da receita.

Foto: Sufresh Soyos.





Que esta matéria seja muito útil na sua vida e que você tenha muita saúde.
Abraços e até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas